6.8.10

Bico de Brasa / Chora-chuva-preto

Foto: Alexander Galvao

Nome Científico: Monasa nigrifrons
Família: Bucconidae
Ordem: Galbuliformes
Distribuição: Na Amazônia brasileira e depois do Piauí aos estados do Centro-Oeste, Minas Gerais e Oeste de São Paulo. Fora do Brasil é avistado na Colômbia, Equador e Bolívia.
Habitat: Matas de várzea, igapós, matas de galeria, formações de bambus em matas ripárias ribeirinhas e ilhas fluviais, além de matas secas à margem de rios e babaçuais.
Alimentação: Insetos (que ocasionalmente captura no ar) e pequenos vertebrados.
Reprodução: Faz seus ninhos em barrancos ou no solo, geralmente em buracos compridos. Incuba até 3 ovos, brancos e brilhantes.

A plumagem do corpo é cinza-escura, quase negra. Mas o bico, em compensação, parece se acender no meio da mata, de tão vivo. É de um vermelho-alaranjado impossível de não ser notado. Assim pode-se descrever o chora-chuva-preto, conhecido ainda pelos nomes de tanguru-pará e bico-de-brasa (e não sem razão).
Foto: Alexander Galvao

Seus hábitos também chamam a atenção, a começar pela cauda, que balança continuamente. Às vezes gira-a lentamente, em movimentos circulares ou "de remar". Noutras, simplesmente, a eleva e a abaixa de tempos em tempos. Além disso, segue grupos de macacos e formigas-de-correição, aproveitando que ambos deixam suas presas perturbadas e, por conseqüência, fáceis de serem capturadas.

O chora-chuva-preto tem o hábito de viver aos pares ou em grupos. Em qualquer um dos casos, uma coisa é certa: tem sempre cantoria ao entardecer. Ora pode ser num coro de vários indivíduos da espécie, ora em duetos de casais. O chora-chuva-preto é o maior de sua família (tem, em média, 27,5 centímetros de comprimento).

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial