7.8.10

Amblipígio / Aranhas-chicote / Escorpiões-chicote

Foto: Alexander Galvão
Classificação científica
Reino: Amimalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Amblypygi

Amblipígios são exemplares da ordem Amblypygi, que pertence à classe Arachnida, da qual também fazem parte aranhas e escorpiões. Eles compreendem 128 espécies, das quais 13 são encontradas no Brasil, com destaque a uma do gênero Charinus, encontrado apenas nas galerias do Palácio do Museu Nacional (Rio de Janeiro), e por isso foi escolhida como base para a criação do logo do Laboratório de Aracnologia.
Como principais características contam-se: corpo é dividido em prossoma, coberto por uma carapaça e opistossoma não dividido como nos escorpiões, mas possui segmentos. Os amblipigídeos não possuem glandulas de veneno, sendo inofensivos aos humanos.
Possuem quelíceras em forma de presa e pedipalpo raptoriais. O primeiro par de pernas é sensorial (parecidos com antenas). Possuem oito olhos e digestão extracorpórea. A carapaça sofre mudança a vida inteira.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marcadores: , , ,

11 Comentários:

Às 23 de dezembro de 2015 às 13:46 , Blogger Unknown disse...

Meu nome é Nilsson, e por gostar muito de aranhas essa espécie é umas das minhas preferidas

 
Às 23 de dezembro de 2015 às 13:46 , Blogger Unknown disse...

Meu nome é Nilsson, e por gostar muito de aranhas essa espécie é umas das minhas preferidas

 
Às 8 de maio de 2017 às 21:36 , Blogger Unknown disse...

Morro de medo de aranhas qualquer espécie me da medo nossa. Quando eu era criança ao brincar com uma pequena aranha ela me picou e eu senti dor um dia inteiro.

 
Às 12 de fevereiro de 2018 às 15:13 , Anonymous Anônimo disse...

Encontrada apenas no Rio de Janeiro??? ta errado isso daí, aq no Pará é o que mais tem

 
Às 13 de fevereiro de 2020 às 23:08 , Blogger Unknown disse...

Só de vê- las ja quase morro😣

 
Às 26 de julho de 2020 às 10:56 , Blogger MrNetin disse...

Somente no RJ está incorreta essa informação, em RO são encontradas em grande quantidades nas paredes dos poços (de água).

 
Às 15 de agosto de 2020 às 15:45 , Blogger Unknown disse...

Verdade

 
Às 26 de maio de 2022 às 00:18 , Anonymous Anônimo disse...

Verdade no poço da minha casa tem varias

 
Às 14 de janeiro de 2023 às 20:12 , Anonymous Anônimo disse...

A medo eu não tenho muito não kkk

 
Às 25 de fevereiro de 2023 às 23:46 , Anonymous Anônimo disse...

Ele quer dizer que dessas 128 tem 13 encontrada no Brasil, e entre essas 13, tem umas que só se acha no Rio de Janeiro. Em fim. Essa aí da foto. Tem muito aqui aonde moro

 
Às 9 de janeiro de 2024 às 14:21 , Anonymous Anônimo disse...

Elas dão muito medo

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial