Amblipígio / Aranhas-chicote / Escorpiões-chicote
Foto: Alexander Galvão |
Classificação científica
Reino: Amimalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Amblypygi
Amblipígios são exemplares da ordem Amblypygi, que pertence à classe Arachnida, da qual também fazem parte aranhas e escorpiões. Eles compreendem 128 espécies, das quais 13 são encontradas no Brasil, com destaque a uma do gênero Charinus, encontrado apenas nas galerias do Palácio do Museu Nacional (Rio de Janeiro), e por isso foi escolhida como base para a criação do logo do Laboratório de Aracnologia.
Como principais características contam-se: corpo é dividido em prossoma, coberto por uma carapaça e opistossoma não dividido como nos escorpiões, mas possui segmentos. Os amblipigídeos não possuem glandulas de veneno, sendo inofensivos aos humanos.
Possuem quelíceras em forma de presa e pedipalpo raptoriais. O primeiro par de pernas é sensorial (parecidos com antenas). Possuem oito olhos e digestão extracorpórea. A carapaça sofre mudança a vida inteira.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcadores: Amblipígio, Aranha de Poço, Aranhas-chicote, Escorpiões-chicote
11 Comentários:
Meu nome é Nilsson, e por gostar muito de aranhas essa espécie é umas das minhas preferidas
Meu nome é Nilsson, e por gostar muito de aranhas essa espécie é umas das minhas preferidas
Morro de medo de aranhas qualquer espécie me da medo nossa. Quando eu era criança ao brincar com uma pequena aranha ela me picou e eu senti dor um dia inteiro.
Encontrada apenas no Rio de Janeiro??? ta errado isso daí, aq no Pará é o que mais tem
Só de vê- las ja quase morro😣
Somente no RJ está incorreta essa informação, em RO são encontradas em grande quantidades nas paredes dos poços (de água).
Verdade
Verdade no poço da minha casa tem varias
A medo eu não tenho muito não kkk
Ele quer dizer que dessas 128 tem 13 encontrada no Brasil, e entre essas 13, tem umas que só se acha no Rio de Janeiro. Em fim. Essa aí da foto. Tem muito aqui aonde moro
Elas dão muito medo
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial