28.9.10

Faveira de bolota (Parkia pendula)

Foto ~ Alexander Galvão
NOME CIENTÍFICO Parkia pendula
FAMÍLIA Mimosaceae
 
OUTROS NOMES COMUNS:  Abacate, Andirá, Angelim, Angelim-bolota, Angelim-saia, Arara-petiú, Arara-tucupi, Benguê, Boleira, Boloteira, Boloteiro, Boloteria, Camurim, Esponja, Fava, Fava-arara-tucupi, Fava-benguê, Fava-bolota, Fava-de-bolota, Fava-rosa, Faveira, Faveira-arara-tucupi, Faveira-benguê, Faveira-berloque, Faveira-bolota, Faveira-de-chorão, Faveirão, Faveira-parquia, Faveira-rosa, Faveiro, Jaguarana, Joarana, Joeirana, Joerana, Jueirana-vermelha, Juerana, Jupuúba, Macaqueiro, Mafuá, Muirareina, Muirarema, Murariena, Oitizinho, Orelha-de-macaco, Paricá, Paricá-grande, Pau-de-arara, Pau-de-sândulo, Pracaxi, Procaxi, Rabo-de-arara, Sabiú, Visgueira, Visgueiro.
Foto ~ Alexander Galvão

Árvore
Altura Comercial: 9,50m; Diâmetro (DAP): 58,3cm - (DAS) 74,5cm; Tronco: retilíneo; Sapopema: de baixa a 2,80m.




Foto ~ Alexander Galvão

Características Gerais
Cerne/alburno: distintos; Espessura do alburno: 8,0 a 25,0 cm; Cor do cerne: marrom-claro a marrom (7,5YR 6/4 to 7,5YR 5/4); Cor do alburno: amarelo-pálido (2,5Y 8/4); Anéis de crescimento: pouco distintos; Grã: direita a cruzada revessa; Textura: grossa; Figura tangencial: causada por linhas vasculares destacadas; Figura radial: em faixas longitudinais de aspecto desigual, causadas pela grã revessa e linhas vasculares pouco destacadas; Brilho: moderado; Cheiro: indistinto; Resistência ao corte transversal manual: moderadamente dura.
Foto ~ Alexander Galvão
Preservação
O alburno da madeira é fácil de preservar com creosoto (oleossolúvel) e CCA (hidrossolúvel). O cerne não é tratável com ambos os preservativos.
Secagem em estufa
Muito rápida (3,6 dias), com leve tendência a rachaduras médias. Programa utilizado: SUAVE.
Trabalhabilidade
Teste
Plaina
Lixa
Torno
Broca

Número de Amostras
8
8
-
10

Processamento
Fácil
Fácil
-
Fácil

Acabamento
Ruim
Regular
-
Regular

Superfície
Arrancada
Felpuda
-
Arrancada e felpuda




Foto ~ Alexander Galvão

Uso final

Construção pesada, construção leve, embarcações, móveis e artigos domésticos decorativos, brinquedos, artigos domésticos utilitários e chapas.


Fonte: http://www.ibama.gov.br/lpf/madeira/caracteristicas.php?ID=189&caracteristica=135

Marcadores:

3 Comentários:

Às 29 de março de 2011 às 16:27 , Blogger Unknown disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber onde adquirir uma muda desta espécie para plantar em SP.
Vi estas flores em Sete Cidades, e fiquei admirando por muito tempo, alem de tirar varias fotos.
Agradeço a informação e se possivel, me enviar a resposta com metodolgia de plantio.

att,
A.Trindade
81 8131-3139

 
Às 17 de dezembro de 2012 às 10:21 , Anonymous Anônimo disse...

estou prestes, a aprensentar meu ppj, e tive a curiosidade, de aprensentar sobre a favera, quero saber o q eu devo explicar sobre ela, mas tem q ser tudo, e por isso quero sua opiniao, por ainda nao saber de nda sobre ela, mas ao de correr dos estudos quero finalizar meu curso, adquerindo um maximo de conhecimento, sobre determinada, espcie, por favor me ajudem, e me expliquem..
meu email:Dieguitodogueto@hotmail.com

 
Às 18 de dezembro de 2015 às 09:10 , Blogger Unknown disse...

Como cultivar parkia pendula - estou com as sementes mas estou com medo de planta la apenas

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial