20.11.11

Periquitão-maracanã

Foto ~ Alexander Galvão
O periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalma), também conhecido por aratinga-de-bando, é uma ave da ordem Psittaciformes, família Psittacidae. Apresenta outros nomes populares como: araguaí e maritaca(SP/MG), araguari, aratinga, arauá-i, aruaí, guira-juba, maracanã, maracanã-malhada, maricatã(MG).
Não é considerada como sendo ameaçada, embora o comércio internacional(tráfico) vem afetando suas populações. 

Características

Possui a cabeça com forma “oval”. Coloração geral verde com os lados da cabeça e pescoço com algumas penas vermelhas, apenas as coberteiras inferiores pequenas da asa são vermelhas, sendo as grandes inferiores amarelas, chamando muito a atenção em vôo, região perioftálmica nua e branca, íris laranja, bico cor de chifre clara, pés acinzentados. Tamanho médio 32cm.
Nos jovens as penas vermelhas da cabeça e sob as asas são ausentes, sendo de cor verde. 

Alimentação

O periquitão-maracanã se alimenta, principalmente de frutos e sementes. 

Foto ~ Alexander Galvão

Reprodução

Os casais nidificam isoladamente em ocos de pau, palmeiras de Buriti, paredões de pedra, e também embaixo de telhados de edificações humanas, o que ajuda muito na sua ocupação de espaços urbanos. Mantém-se discretos quando nidificam em habitações, chegando e saindo do ninho silenciosamente e esperando pousados em árvores até que possam voar para o ninho sem serem percebidos. Como a maior parte dos [psitacídeos], não coletam materiais para a construção do ninho, colocando e chocando os ovos diretamente sobre o solo do local de nidificação. Quando nidificam em habitações, costumam roer fios e causar curto-circuitos. 

Hábitos

Habita florestas úmidas, semi-úmidas, pântanos, florestas de galeria e palmares de Buriti nas Planícies, até 2500 m. Não freqüenta regiões com rios de águas escuras, e em geral encontra-se em terras baixas. Voa em bandos de 5 a 40 indivíduos. Dormem coletivamente em variados lugares. 

Foto ~ Alexander Galvão

Distribuição Geográfica

Ocorre em todo o Brasil, sendo encontrado desde em florestas até cidades. É ave adaptável a ambientes alterados pelo homem. À leste dos Andes, desde a Colômbia e Venezuela até o norte de Argentina e Uruguai, incluindo parte da Amazônia e em quase todo o Brasil. 


Marcadores:

2 Comentários:

Às 20 de novembro de 2011 às 15:42 , Blogger Stella Monte disse...

Eu sei o quanto o Tio amava esse lugar! Ele convidou diversas vezes a mamãe pra conhecer,mas agora eu posso mostrá-la através dessas fotos.Bjos.

 
Às 21 de novembro de 2011 às 15:58 , Blogger Juliana Nunes disse...

belo blogg e belas fotos!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial