Anambé-branco-de-bochecha-parda
Foto ~ Alexander Galvão |
Ave passeriforme da família Tityridae, o anambé-branco-de-bochecha-parda(Tityra inquisitor) é conhecido também como: anambé-branco, anambezinho, araponguinha, araponguinha-de-cara-preta, araponguira, canjica, canjiga e urubuzinho.
Características
Mede cerca de 17 cm de comprimento. O macho apresenta os lados e o alto da cabeça pretos, as costas cinzentas e o peito branco; a fêmea tem a região anterior da cabeça amarronzada, os lados da cabeça ruivos e as costas com estrias marrom-enegrecidas.
Reprodução
O período reprodutivo é de julho a dezembro. Este pássaro nidifica nos ocos das árvores, entre 12 e 30 metros do chão. Geralmente nascem dois filhotes por vez, que são alimentados pelos pais à entrada do ninho.
Foto ~ Alexander Galvão |
Hábitos
Varia de incomum a localmente comum na copa e nas bordas de florestas úmidas ou secas, e em capoeiras e clareiras com grandes árvores. É visto normalmente aos pares e à boa altura na vegetação, pousado em galhos bem expostos. Às vezes reúne-se em grupos nas árvores com frutos, os quais constituem seu alimento principal.
Distribuição Geográfica
Presente localmente em todo o Brasil. Encontrado também do México ao Panamá e em quase toda a América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai.
Marcadores: Anambé-branco-de-bochecha-parda
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial