10.11.11

Anambé-branco-de-bochecha-parda

Foto ~ Alexander Galvão
Ave passeriforme da família Tityridae, o anambé-branco-de-bochecha-parda(Tityra inquisitor) é conhecido também como: anambé-branco, anambezinho, araponguinha, araponguinha-de-cara-preta, araponguira, canjica, canjiga e urubuzinho.

Características

Mede cerca de 17 cm de comprimento. O macho apresenta os lados e o alto da cabeça pretos, as costas cinzentas e o peito branco; a fêmea tem a região anterior da cabeça amarronzada, os lados da cabeça ruivos e as costas com estrias marrom-enegrecidas. 

Reprodução

O período reprodutivo é de julho a dezembro. Este pássaro nidifica nos ocos das árvores, entre 12 e 30 metros do chão. Geralmente nascem dois filhotes por vez, que são alimentados pelos pais à entrada do ninho.

Foto ~ Alexander Galvão

Hábitos

Varia de incomum a localmente comum na copa e nas bordas de florestas úmidas ou secas, e em capoeiras e clareiras com grandes árvores. É visto normalmente aos pares e à boa altura na vegetação, pousado em galhos bem expostos. Às vezes reúne-se em grupos nas árvores com frutos, os quais constituem seu alimento principal.

Distribuição Geográfica

Presente localmente em todo o Brasil. Encontrado também do México ao Panamá e em quase toda a América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai.

Marcadores:

Rabo-branco-do-maranhão / Phaethornis maranhaoensis

Foto ~ Alexander Galvão
O rabo-branco-do-maranhão é uma ave apodiforme da família Trochilidae.

Características

Mede 13 a 14 cm. Cabeça e dorso verde-amarronzado; faixa superciliar e infraocular pardacentas delimitando uma área malar preta; dorso inferior e uropígio canela; garganta e pescoço canela, com peito e abdome de tons mais claros; asas e cauda escura com retrizes centrais prolongadas com a ponta branca, retrizes laterais orladas de ferrugíneo; maxila preta e mandíbula amarelada.

Alimentação

Alimenta-se principalmente de néctar das flores, mas come também de pequenos insetos e aranhas. 
Foto ~ Alexander Galvao

Marcadores: ,

Papa-formiga-pardo / Formicivora grisea

Foto ~ Alexander Galvão

O Papa-formiga-pardo é um Passeriforme da família Thamnophilidae. Conhecido também como formigueiro-pardo.

Características

Mede cerca de 12,5 cm de comprimento. A plumagem dos dois sexos difere quanto à cor da parte inferior: preta no macho e bege-amarronzada na fêmea.

 Alimentação

Procura insetos na folhagem da vegetação baixa.

Reprodução

Faz ninho em forma de xícara, a partir de gramíneas trançadas, pendurando-o pela borda em forquilhas. Põe 2 ovos brancos pontilhados de lilás e manchados de marrom.

Hábitos

É comum em capoeiras novas com densos emaranhados de cipós e arbustos, campos sujos e bordas de florestas. Vive aos pares. Às vezes torna-se difícil observá-lo, por encontrar-se em meio à vegetação densa.

Distribuição Geográfica

Presente em duas regiões separadas:
  1. na Amazônia, tanto ao norte, no Estado do Amapá, quanto ao sul do Rio Amazonas, do Maranhão em direção oeste até o Rio Madeira e ao sul até Goiás e Mato Grosso e;
  2. no leste do País, do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.
Encontrado também no Panamá, Colômbia, Venezuela, Guianas e Bolívia.

Marcadores: ,